O que é Go?

O jogo de Go é um fascinante jogo de estratégia, e alguns dizem que foi inventado a mais de 4000 anos. O Go é jogado entre duas pessoas, cada jogador coloca uma pedra no tabuleiro no seu turno.


O Go é divertido e excitante para pessoas de todas as idades, independente se você tem 10 ou 100 anos. Jogar Go ajuda você a melhorar sua memória, concentração e auto controle. E é um ótimo meio de conhecer novas pessoas.

O Go pode ser jogado em qualquer lugar. Todo que você precisa é um conjunto de Go (tabuleiros e pedras) e um adversário!

Uma pequena introdução ao jogo de Go
O que é necessário para jogar Go?

- Você só precisa de um tabuleiro e pedras.
- E um adversário.

 

 

 

O Tabuleiro:

Esse é um tabuleiro oficial de Go, ele possui 19 linhas e 19 colunas, totalizando um total de 361 pontos. Porém o Go pode ser jogado em tabuleiros de vários tamanhos, mas os de 19×19, 13×13 e 9×9 são os mais populares.

As pedras:

Essa são as pedras de Go, normalmente são pedras biconvexas, e são 180 pedras brancas e 181 pedras pretas.

Com o Go é jogado?

Em muitos jogos as peças são jogadas dentro dos quadrados e geralmente as pedras já começam no tabuleiro. Porém no Go, o tabuleiro começa vazio e as pedras são jogadas nos encontros das linhas, ou seja nas interseções.

Não existe nenhum movimento obrigatório no Go, então você pode colocar sua pedra em quase qualquer ponto vazio do tabuleiro.

Qual o Objetivo do jogo? Como saber quem ganhou?

O objetivo do jogo de Go é usar suas pedras para cercar a maior área possível, essas áreas cercadas são chamadas de territórios. E quem tiver mais pontos de território no final do jogo é que vence.

Parece bem simples não? Mas fica ainda mais interessante durante o jogo, porque você pode capturar as pedras do seu adversário se você cercar elas.